Com fisioterapia encaminhada, Unicamp pode oferecer novos cursos no Vestibular 2027
01/08/2025
(Foto: Reprodução) Evento na sede da Comvest, na Unicamp, marca lançamento do Vestibular 2026
Yasmin Castro/g1
O reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Paulo César Montagner, informou nesta sexta-feira (1ª) que a instituição pode oferecer novas graduações a partir do Vestibular 2027. A informação foi divulgada durante o lançamento do processo seletivo desse ano.
Em abril, a Unicamp aprovou o início do processo para criação de quatro cursos, o que aumentaria o número de vagas de 3.340 para 3.512. Segundo Paulo, o trâmite está "amadurecido", principalmente para a oferta do curso de fisioterapia, enquanto direito está no meio de uma "boa briga".
Veja a lista de cursos que podem ser disponibilizados pela Unicamp, conforme anunciado em abril:
direito: 50 vagas
fisioterapia: 40 vagas
licenciatura em história: 52 vagas
licenciatura em inglês: 30 vagas
"[Fisioterapia] é um curso que a gente tinha planejado para a FCA [Faculdade de Ciências Aplicadas] em Limeira, mas que acabou não acontecendo. Hoje a Faculdade de Ciências Médicas construiu esse projeto. Ele está bastante maduro para ser iniciado", comentou.
"Aqui nós temos uma forte área de saúde, o que facilita a formação de alta qualificação nessa tão importante área, sobretudo, com um planejamento mais fácil para a universidade e com a contratação de menos profissionais, pois já temos um corpo docente bastante robusto".
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Direito em debate e 'sustentação financeira' para ampliar
Sobre o curso de direito, Montagner diz que o processo para criação do curso de direito está no meio de uma "boa briga" entre os campus da instituição. Embora o projeto tenha nascido em Campinas, ele afirma que a FCA de Limeira também tem interesse em sediar um curso. Uma mesa de trabalho deve ser criada para debater o tema.
Já o curso de letras em inglês, que será noturno, está "aprovado e em condições de ser implementado", destacou o reitor. A Unicamp ainda tem planos para ampliar o número de vagas em outras áreas, assunto que deve ser discutido ao longo de 2026. O reitor destacou que a instituição busca crescer com "sustentação financeira".
"A ideia de um curso de medicina em Limeira, em Piracicaba. Temos vontade de fazer isso, mas para para isso precisamos do apoio do governo. Precisamos, de fato, de recurso. Um curso de medicina por natureza, não é um curso só de sala de aula e carteiras. É um curso que pede muitos recursos financeiros, pede uma forte área de de estrutura médica para formação dos professores. Os hospitais e escolas são fundamentais para formar bons médicos e isso é um desafio".
"Temos projetos e cursos em todas as áreas do conhecimento. É, de fato, um desafio enorme. Por quê? Porque universidades de pesquisa têm custos muito altos. A pesquisa é um financiamento bastante relevante. E isso faz com que a gente tenha essa necessária atenção para crescermos com essa responsabilidade financeira.
Vestibular 2026
Nesta sexta-feira (1º) a Unicamp realizou o lançamento oficial do Vestibular 2026, que receberá inscrições até o dia 1º de setembro. Ao todo são 2.520 vagas em 69 cursos superiores.
A principal novidade está na retirada da prova de habilidades específicas para o curso de arquitetura e urbanismo e a redução de duas questões da segunda fase.
Além disso, a prova será realizada pela manhã, assim como ocorreu no Vestibular 2025. Para conferir todos os detalhes, clique AQUI.
Veja o calendário completo:
Inscrições e pagamento da taxa de inscrição: 1º de agosto a 1º de setembro
Prova de habilidades específicas - música: setembro
1ª fase do vestibular: 26 de outubro
2ª fase do vestibular: 30 de novembro a 1º de dezembro
Provas de habilidades específicas: 3 a 5 de dezembro
Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.